quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Verão

Verão me deixa assim, ó:


GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!

Explico: não gosto de calor. até aí tudo bem, ventilador, água gelada, roupas mais leves... Não tenho grana pra ar condicionado, mas memso assim, ok, quanto à tempertura, é me virar com o que puder.

Pior que o calor maldito que me tira qualquer ânimo de fazer qualquer coisa (estou inclusive desanimado pra continuar escrevendo, mas farei um esforço para continuar), são as situações adversas que a estação traz consigo.

Moro em Guarapari, ES, cuja população é de cerca de 120 mil habitantes, mas que para a virada do ano, mês de janeiro e carnaval (maldito seja quem inventou o carnaval! Que arda no fogo do mais profundo e miserável inferno!) recebe cerca de 300 mil a 400 mil visitantes. ou seja, sem muita preocupação com exatidão, é como tentar 'encaixar' um ovo de galinha dentro de um ovo de codorna, ou seja, traduzindo numa só palavra: CAOS.

Traduzindo caos: trânsito congestionado (no melhor estilo 'hora do rush' de São Paulo), filas para comprar desde pão até um simples picolé; turistas que se esquecem de que os habitantes trabalham e fazem algazarra até altas horas da noite; os mesmos turistas que jogam lixo no chão, e depois reclamam da limpeza pública (olha a falta de bom senso aí, minha gente!); preços aumentados sem uma razão lógica; afluxo de pedintes, moradores de rua e vendedores ambulantes por causa dos turistas; assaltos mais frequentes que não distiguem moradores de turistas, ou seja, o turista vem, se faz presa fácil, atrai assaltantes e quem se ferra é o morador da cidade... enfim... turismo numa cidade que não está preparada para receber turistas não dá certo!

Desde muito tempo afirmo que a prefeitura deveria deixar de investir (e olha que investe mal, muito mal!) no turismo e valorizar o cidadão guarapariense, fomentando a implantação de indústrias pouco poluentes (como é o caso da indústria de confecção de roupas), gerando mais empregos no setor de serviços, indústria e comércio, pois aí sim teríamos um real crescimento do município, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Sendo mais claro: enquanto Guarapari for apenas 'praia de mineiro', os verões aqui serão essa bagunça. Isso me desanima a continuar morando aqui, tanto que assim que puder, me mudarei 'com malas e cuias' para uma cidade interiorana, não turística, preferencialmente no Sul do Brasil, onde o verão não seja tão rigoroso.

'Té mais.

3 comentários:

  1. hahaha somos muito parecidos... também detesto calor, odeio verão neste forno que é o Rio de Janeiro, chego a contar os meses pra ver quanto falta pra terminar. Também tenho ar condicionado mas quase não ligo, porque eleva demais a conta de luz!!!Também sonho em morar na serra, num lugar frio...rs Me disseram que no sul é tão quente no verão quanto o nordeste, por isso quero serra. Também detesto carnaval...kkkkkk Temos que ficar ouvindo aquela maldita batucada monótona dias seguidos e no calor...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é horrível mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não não detesto o verão, até porque aqui não tendo praia... o povo esvazia a cidade em busca dela.. Otimo para andar, o trânsito flui legal... enquanto isto todo mundo se espreme no litoral, talvez seja por isto que eu gosto da serra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu já odeio o verão e o maldito calor, e pelo o que você diz, se eu morasse aí, ou eu ou ele já tinha batido as botas! HUAHUAHAUHAUHUA

    ResponderExcluir