sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Da falta de bom senso - Parte II

Como podem perceber, gosto de criticar a falta de bom senso alheia, então, mesmo que intercalada com outros temas, essa é uma série de posts que deve alcançar um bom número. Aliás, resolvi voltar a "blogar" após ter escrito uma carta a um jornal de circulação aqui no ES, relatando a falta de bom senso da administração pública.

É fato que a atual administração municipal e as anteriores "dão murro em ponta de faca" no que tange ao turismo, relegando as necessidades locais a um segundo, terceiro, quarto... plano, entretanto, faço justiça ao prefeito Edson Magalhães pois depois de muito tempo, vi a maior parte das ruas do bairro onde moro, Meaípe, asfaltadas.

Voltando à falta de bom senso, dias atrás na Tv Guarapari, um canal de tv aberto local, na coluna "De Olho na Cidade", o jornalista Ricardo Conde foi relatar que a recém concluída reurbanização do calçadão da Praia das Castanheiras, no centro da cidade, estava sofrendo a ação de "vândalos", principalmente de skatistas que estariam danificando o local com as manobras de skate. Realmente, seria algo justo reclamar e combater tal vandalismo se a municipalidade oferecesse os jovens um local onde pudessem praticar o esporte (e expressão cultural) de sua preferência; no entanto, no afã de agradar aos turistas que só vêm aqui durante dois ou três meses por ano, emporcalham a cidade e ainda saem reclamando, as verbas para obras públicas são destinadas em sua maior parte, parafraseando a expressão popular, para mineiro ver.

Existe nas proximidades o inútil Radium Hotel, que nos anos 50 do século XX foi um hotel-cassino que atraía os turistas de todo o país para a cidade e que hoje é um criadouro de morcegos. Aventa-se a possibilidade de transformá-lo num centro cultural, entretanto, dada a precariedade de manutenção do edifício, a despeito de seu suposto e discutível valor histórico, seria mais sensato demolí-lo e construir um centro cultural moderno, com um amplo espaço para a prática esportiva.

Em tempo: não pratico skate ou nenhum outro esporte sobre rodinhas, mas como professor de Educação Física, defendo o direito ao lazer e à prática esportiva, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente em seus artigos 4, 59, 71 e 124, inciso XII, onde se encontra que família, comunidade, sociedade e Governo são obrigados a garantir o lazer da criança e do adolescente, assim como garantir os direitos à cultura e às práticas esportivas.

Fotos do calçadão - Clique aqui

Onde está a área para prática esportiva???

Recebi um e-mail do jornal Notícia Agora informando que meu texto original (não este que postei no blog) será publicado na edição deste domingo, 13/12/2009. Após a publicação, postarei o texto original aqui no blog.

5 comentários:

  1. A área para a prática esportiva está... Em algum lugar bem longe, afinal se quer pode-se jogar bola na praia no verão (só pode depois das 17:00 ou 16:00), porque encomoda os turistas, e já que você perguntou onde está a área para prática esportiva... Onde estão os turistas nessas fotos? (se alguém souber, me avise por favor)

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo esse assunto, ando de skate aqui em guarapari, e todo dia tem pessoas que nos atrapalham a praticar nosso esporte, ligam para a policia para nos tirar das praças, já até fizemos obstaculos para poder andar de skate, mas a prefeitura mandou tirar la do calçadao, as pessoas daqui em relaçao a nós tem é muito preconceito, acham que todos sao marginal, vandalos, e vagabundos, mas pelo contrario muitos de nós, trabalham e estudam, até mesmo fazem faculdade, e infelizmente pela falta de bom senso da populaçao que ao inves de tentarem fazer nós pararmos de andar de skate, porque não fazem algo para nos ajudar a conseguir um espaço para a pratica do nosso esporte? Juntem o util ao agradavel, andariamos na pista e não nas praças publicas, ninguem daqui gosta de ter que andar nas praças sabendo que isso não é muito correto, se ja tivessem um bom senso, esse problema ja teria sido resolvido a muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, area para andar de skate não tem mesmo, eu ando de skate e sei o que a gente passa. Nós tínhamos feito um palquinho e dois corrimões, para que ninguém subisse nos bancos da praça e nem nas muretas, ai a prefeitura foi lá na praça e confiscou o nosso material, ai agora a gente não pode mais andar de skate, e nem pegar as coisas que eles pegaram da gente... eles não querem devolver mais para nós..

    ResponderExcluir
  4. o fato é que o nosso Incrivel prefeito se preocupa mais com os turistas do que com a população que reside há tempos aqui . É como está escrito no artigo , turistas só vem durante o verão, ficam 2 ou 3 meses , sujam as praias todas ,e depois vão embora RECLAMANDO . acrdito que a pratica desse esporte não afeta em nada , é só um esporte, e que merece reconhecimento tambem como tantos outros. eu não o pratico , mas posso dizer com toda certeza que se praticasse faria a mesma coisa que etão fazendo: buscaria um local pra minha pratica, e se não encontrasse ( o que é o caso ) , eu faria onde achasse mais apropriado então . bom senso , é algo muito dificil de se conseguir em Guarapari , porque aqui é cada um por sí .

    ResponderExcluir
  5. A prefeitura deveria construir lugares para praticas esportivas e concerteza parar de fazer coisas apenas para "a mineirada"...Projetos de desenvolvimento deveriam ser elaborados, como também, incentivos ao esporte! A verdade é q a prefeitura ta nem ai pra cidade...o prefeito só quer saber de obras perto do verão pra impressionar os turistas e posteriormente conseguir votos dos cidadãos burros q axam super legal isso ¬¬' !!! Enquanto isso a cidade se torna e/ou contibua sendo um lugar de veraneio!!!

    ResponderExcluir