quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Da falta de bom senso - Parte I

Meu direito termina quando começa a tolher o seu - aprendi isso desde cedo com 'Seo' Olival e Dª Vera, meus pais, mas, infelizmente, não são todos os pais que ensinam algo de bom senso aos seus filhos. Começo assim este primeiro post pois o mesmo é um comentário acerca de um péssimo hábito contemporâneo: o uso de celulares com função de mp3 player.

Não gosto de funk, pagode, axé e demais gêneros musicais popularescos, apesar de defender o direito daqueles a quem apraz, entretanto, é algo deveras desagradável tomar um ônibus e, não bastassem as longas distâncias e a superlotação, ainda algum filho de chocadeira resolve ligar o modo alto-falante do celular e, para completar, acompanhar cantando (cantando???) um maldito "batidão" com aquele peculiar desrespeito intrínseco à gramática vernacular, discordando em gênero, número e grau. Isso me faz recordar Luís Fernando Veríssimo: "Deus nos livre da burrice alheia, pois a nossa até que é simpática".

São Luiz de Camões, rogai por nós!
Protegei nossos ouvidos da agressão
Livrai-nos de, no coletivo, ouvir ao "batidão"
Fazei com que o passageiro maldito desça no próximo ponto
Ou que a bateria de seu celular descarregue
Antes que minha paciência se esgote.
Senhor, me dê paciência!
Pois se o Senhor me der forças
Eu estrangulo esse infeliz!
Amém!

3 comentários:

  1. Você está certíssimo. Também faço uso de coletivos já passei por isto várias vezes e posso dizer que é muito desagradável.

    ResponderExcluir
  2. Caro Wall... Isso são coisas que aprendemos desde cedo, digamos facilmente quando novos caso não seja feita dessa forma, é na porrada, isso se alguém puder fazer isso... Ou tiver coragem.

    Abraço,
    Marquezi Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post.
    E a oração... perfeita!
    Mas digo a você que tem coisa pior do que isso... quando é o vizinho que faz, e infelizmente não tem o próximo ponto pra descer...tenho um vizinho assim :(
    Copiando a oração pra fazer dela um mantra... rs

    Abraço,
    Serenissima

    ResponderExcluir