segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Natal - tô fora.

Não gosto de Natal. Pronto, falei. Agora é esperar as reprovações, mas antes que me apedrejem, vou tentar explicar porque não gosto desta época.

Não gosto daquelas veeeelhas músicas natalinas, que em 95% dos casos são tocadas como um chamariz para as compras. Não gosto da hipocrisia daquelas pessoas que durante todo o resto do ano estão que nem cavalo de parada – andando e cagando – para os pobres, mas que, no fim do ano, como que tentando se redimir, faz campanhas para doação de brinquedos e alimentos, APENAS NO FINAL DO ANO! E nos outros meses? As pessoas não comem? As pessoas não precisam de roupas? As crianças não precisam dos brinquedos que tanto ajudam no desenvolvimento? Dá licença, viu...

Brasil, América do Sul, clima equatorial e tropical... E tá lá nas vitrines aquele monte de representações de cenas invernais, com neve de algodão ou lã de perlom, e as pessoas passando de um lado ao outro pingando suor a, no mínimo, 30ºC de temperatura ambiente... E o pior são aquelas pessoas que sem alternativas de trabalho, se sujeitam a pesadas roupas vermelhas, cheias de pêlos, quentes como o inferno (se inferno existisse) para ganhar uns ‘trocados’ às custas da ridícula imagem do ‘bom velhinho’ que nada mais é do que uma propaganda da Coca-Cola. É, isso mesmo que você leu, propaganda da Coca-Cola, pois a figura clássica do São Nicolau, Santa Claus ou Papai Noel tem roupas em cores como marrom e preto; A roupa vermelha com detalhes brancos e pretos surgiu como marketing da Coca-Cola e a moda pegou.

E as festas de fim de ano? A família briga o ano inteiro, são rudes uns com os outros durante todo o resto do ano, aí faz um esforço para ‘se suportarem’ durante as festas de fim de ano que, não raro, tem desentendimentos e depois de uns goles de vinho, dizem tudo o que ficou entalado na garganta durante o ano inteiro. In vino, veritas...

E Jesus? Pois é, Natal é a comemoração do nascimento (ou melhor “encarnação”) de Yehoschuah ben Yossef, conhecido como Jesus, o Cristo. Um catatau de gente faz festa e esquece o homenageado, e o pior, é que não esquecem d’Ele apenas no Natal. Esquecem do Mestre durante todo o ano – se é que chegaram a conhecer sua mensagem, seus ensinamentos.

Por essas e outras que eu não gosto de Natal e prefiro me isolar.

4 comentários:

  1. E Yeshua nem dia 25 nasceu... isso foi soh uma adaptaçao aos interesses de um papa qualquer...
    Naripok seal of aproveal! xP

    ResponderExcluir
  2. Por mais que as vezes as coisas ruins pareçam muito mais atraentes as olhos dos homens, tento me afirmar sempre na condição de tentar enxergar o que há de bom.
    É verdade que existem muitos interesses economicos no natal, sendo engatilhados pela cultura consumista que a sociedade insiste em valorizar e da qual os comerciantes se aproveitam. Concordo que muitas vezes o verdadeiro significado e objetivo do natal sejam esquecidos.
    O que eu não concordo é desprezar a oportunidade que as pessoas tem de se melhorarem, nem que seja no natal. Aí voce vem dizer "mas elas tiveram o ano inteiro pra fazer alguma coisa, pq essa hipocrizia de ser bonzinho só no natal??"
    Não deve ser desprezado nenhum ato de bondade do ser humano. "Ah, mas tem gente com fome o ano inteiro, porque só no natal tem tanta campanha de alimentos?" É realmente lástimavel que ainda a maioria das pessoas não lembrem dos irmão necessitados todos os meses do ano, mas que ótimo, que ótimo mesmo que não podemos dizer que a maioria das pessoas passaram o ano inteiro sem lembrar do que é solidariedade. Que pelo menos lembraram disso no natal. E é ótimo saber que ao menos no natal a bondade foi capaz de tocar os corações mais rudes e gélidos.
    "E quanto à família que biga o ano inteiro e apenas assumem uma postura de aturar uns aos outros no natal?" vc vai me perguntar. É realmente triste que tantas famílias ainda não compreendam os designos divinos de estarem na mesma familia consanguinea... Mas que bom que existe o natal, porque eu fico realmente aliviado e feliz em poder dizer que ao menos em uma época do ano as familias que tanto brigam entre si estão mais propensas a esquecer suas diferenças e desfrutar de bons momentos juntos, valorizando o que há de mais importante para a base do caráter de qualquer homem: a sua família.
    Então, caros amigos, sempre haverão aqueles que dirão o quanto o natal é sem sentido e capitalista ou "o caralho a quatro", mas eu e muitos outros se firmarão sempre na condição de exaltar a bondade que pode ser despertada no homem. "Ah, mas uma vez só no ano em que as pessoas se preocuparão em serem boas" vc vai me dizer.
    Que seja uma vez no ano, mas tenho orgulho de dizer que pelo menos uma vez ao ano aqueles que possuem corações rudes e gélidos podem ser tocados pela bondade, solidariedade e vários outros sentimentos bons que alimentam nossos espíritos e, assim, aos poucos, irem aprendendo o real significado, não do natal, mas do nascimento e da passagem de nosso Amado Mestre pelo nosso mundo.
    Que Deus nos abençoe a todos nós e principalmente aqueles que, nem que tenha sido apenas nesse mes do ano, olharam com mais bondade no olhar e enxergaram a necessidade do próximo. Que estes corações que foram tocados pela bondade nesse natal, possam refletir a centelha divina que ainda se encontra adormecida, fazendo com que, aos poucos, a luz que hoje ainda é pequena, possa aumentar e brilhar ainda mais a cada natal.

    ResponderExcluir
  3. Breno, é esse tipo de reflexão que eu queria provocar com meu post. Que bom que alcancei meu objetivo. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Feliz SOLSTÍCIO DE INVERNO A VOCÊ MEU IRMÃO!Interessante este post, a pouco falei sobre isto no almoço de confraternização lá na casa do meu sogro, fiz questão de dizer que: PASSAMOS O ANO TODO SEM VER-MOS UNS AOS OUTROS E NESTE DIA NOS REUNIMOS AQUI, TODA A FAMÍLIA, PRA QUÊ? COMEMORAR O NASCIMENTO DO CRISTO OU SÓ PRA "CUMPRIR COM O RITUAL" PROFANO DE FIM DE ANO? A PARTIR DESTA DATA FAÇAMOS ISTO AO MENOS DOIS DOMINGOS NO MÊS!!!
    Meu amigo fez um silêncio total, depois o povo voltou a falar de outras coisas... como que sentindo o impacto da verdade assim como quem bate numa parede sólida!!!
    É, eu lamento que a bondade do ser humano venha aflorar só neste dia e já dia 26 de dezembro ela tenha sumido como as trevas diante da luz!!!
    Que este dia possa se estender por mais 364 outros dias durante o ano!!!!

    ResponderExcluir