segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANGRA Live in Guarapari


Cheguei há pouco do show do ANGRA, a banda de rock que mais gosto. Eles fazem um Melodic Metal de primeira e têm mais fãs na França e no Japão do que no Brasil.

Capa do cd mais recente da banda



Juntando o fato de ser numa noite de domingo e de que em Guarapari não há um publico muito grande pro metal (se fosse pagode, funk ou axé, lotaria...), os cerca de 600 espectadores assistiram a um show com uma banda totalmente refeita dos problemas que tiveram nos últimos dois anos com os empresários.
Ricardo Confessori, baterista da 1ª formação continua excelente na bateria, mas ainda sinto falta do virtuoso Aquiles Priester. A dupla Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro... arrepio só de lembrar aqueles dois "fazendo misérias" com as guitarras. Felipe Andreolli faz de um baixo de seis cordas o que quiser; o jovem baixista que já chegou em 2001 muito bom, mostrando uma grande maturidade musical não nos deixa sentir saudades do incrível Luís Mariutti, componente da 1ª formação da banda que tocou posteriormente no Shaman e hoje toca com o irmão Hugo (também ex-Shaman) na banda Henceforth.
Faltou falar sobre o Edu Falaschi. Quando assisti ao primeiro show da banda no Ginásio do Álvares Cabral em 2004, pensei: "é, o cara canta muito, mas em presença de palco, fica devendo". No segundo show, no mesmo lugar, em 2005, pensei: "é, o cara se acostumou com o público e melhorou no palco"; as interpretações estavam mais à vontade e até teatralizou um pouco na interpretação de algumas músicas. Já em 2009, após mudarem de empresário, no show que fizeram em parceria com o Sepultura, no ginásio Dom Bosco, ele simplesmente descobriu o tom certo pra interpretar, inclusive as músicas da antiga formação, em que 'sofria' um pouco com a comparação com o antigo vocalista, André Mattos (ex Viper, Angra, Shaman e agora em carreira solo), mas resolveu não tentar imitá-lo, mas interpretar com seu próprio timbre de voz. No show deste domingo que acabou de passar, ele simplesmente parecia ter uns 3 metros de altura no palco. A interpretação inusitada de Silence and Distance do segundo álbum da antiga formação da banda foi simplesmente incrível.
Setlist do show numa ordem aproximada:

Unfinished Allegro/ Carry On *
Nova Era
The Course of Nature
Angels Cry *
Waiting Silence
Silence and Distance *
The Voice Commanding You
Carolina IV *
Milleniun Sun
Lisbon*
Rebirth
Nothing to Say *
Acid Rain
Deus Le Volt/Spread Your Fire
As músicas marcadas com * são de álbuns da antiga formação: André Mattos (vocais e piano), Rafael Bittencourt (guitarra base), Kiko Loureiro (guitarra solo), Luís Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria)
Fico na expectativa pra volta deles ao Estado, provavelmente para depois de Maio, quando, segundo rumores, vão lançar um novo álbum.
Paz!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de nunca ter assistido a nenhum show deles antes,achei fantástico. Amigos meus foram, mesmo nao curtindo o estilo, e acharam o show excelente. Todas as musicas levantaram a platéia e a banda mostrou uma tecnica incrivel. Tive a oportunidade de ir até a banda depois do show para fotos e autógrafos, e achei todos MUITO simpaticos e atenciosos. Enfim, foi uma noite a ser lembrada.

    ResponderExcluir
  3. Vééééééi! Hemanoteu Véi! Eu ainda to procurando meu pescoço! Mas o Mar abriu no meiooooooo! Sensacional o show, não gostei muito da banda de abertura mas quando Angra entrou no palco.. A interpretação de MIllenium Sun foi um tesão! Vai ser uma data na qual demorarei muito a esquecer, primeiro show da banda e não faltou nada.

    ResponderExcluir
  4. qe massa wall , vc conheçe tudo deles SAUHASUH
    mas ta massa (:

    ResponderExcluir