quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

E se fosse com você?

Houston, we have a problem!
A frase acima é célebre entre os americanos, pois quando uma missão espacial em andamento tem algum imprevisto negativo, é o sinal de alerta que faz as luzes vermelhas se acenderem, e essa frase tornou-se na cultura americana um sinal de problema em qualquer âmbito. Dada a crise de valores que nossa sociedade atravessa desde tempos imemoriais, dizer que temos um problema, em vez de ser um alerta, já é, infelizmente, uma constatação banal e corriqueira.
Sem querer me alongar muito sobre o tema, gostaria de abordar o tema alteridade. Sim, você leu certo, é alteridade, e não autoridade. Para introduzir melhor o tema, reproduzo aqui um texto de Amilcar del Chiaro Filho:
Construtores de Pontes

“Você sabe o que é um Pontífice? Certamente que sim. Pontífice é o sacerdote de maior hierarquia numa religião. Por exemplo: o Papa é um "pontífice". Contudo, queremos falar sobre o significado desta palavra na Antigüidade. Pontífice era um construtor de pontes.

Como você pode perceber, todos nós podemos ser pontífices, mesmo que não tenhamos a menor idéia de como se constrói uma ponte de madeira, de aço ou de concreto. Podemos construir pontes de relacionamento entre nós e outras pessoas Essa ponte deve partir do nosso coração para os corações das outras pessoas.

Construir pontes é construir relacionamentos, e para que esse relacionamento seja saudável e duradouro temos que respeitar as características da pessoa, ao mesmo tempo em que anulamos ou controlamos alguns dos nossos impulsos menos felizes.”

Mas por que este tema hoje?

Bem, ontem presenciei uma cena lamentável, revoltante até na fila da casa lotérica onde fui apostar na mega sena (vai que eu ganho, né...): Uma senhora, que conduzia uma menina deformada por causa de problemas no parto, havia sido hostilizada (não me pergunte o motivo, pois não saberia responder) por um senhor que lá havia ido pagar umas contas. Após ser atendida, revoltada com a grosseria do mesmo, disse-lhe que aprendesse um pouco de bons costumes, ao qual ele respondeu com um cínico, monstruoso e delituoso "... e você aprenda a fazer filhos perfeitos!"

Era clara a indignação de todos, inclusive a minha, que, se não bastasse a fila enorme após o feriado, tivemos que presenciar tal absurdo. Contive-me para não espancar aquela infeliz criatura que, com tão poucas palavras, além de cometer crime de discriminação contra uma deficiente física, trouxe à luz do dia uma série de preconceitos que infelizmente muitos de nós ainda trazemos entranhados nos recôditos de nossas pesadas consciências.

Enfim, talvez por perceber que se permanecesse ali ele seria linchado ou preso por policiais chamados pela ofendida senhora, evadiu-se, mostrando a todos, consciente ou inconscientemente, que era culpado. Deixando de lado este infeliz exemplo de desrespeito, voltemos ao assunto da alteridade, lembrando que "a semeadura é facultativa, mas a colheita é obrigatória, então, cuidado com as sementes que plantais".

Ok, você deve estar se perguntando o que tem isso tudo a ver com pontes. Acontece que hoje, e infelizmente desde muito tempo, nos ocupamos mais por levantar muros, cavar trincheiras, eletrificar cercas... É 'cada um no seu quadrado', como diz o hit do populacho, e que se danem aquele que estão de fora. Cada um que cuide de sua vida e que se lasquem de alto a baixo aqueles que não compartilham de nossos gostos, de nossas opiniões, de nossa posição social. Onde estão as pontes???

Recordo de um verso de uma canção da banda inglesa Queen: "Oh, how it would be if you were standing in my shoes?" - "ah, e como seria se você estivesse em meu lugar?"

E como seria se você estivesse no lugar de qualquer pessoa a quem você tivesse que dirigir a palavra ou dispensar qualquer tipo de tratamento? Certamente gostaria que te tratassem com mais respeito, mais compreensão, mais benevolência, certo? Então, dê o primeiro passo! Faça ao próximo aquilo que gostaria que te fizessem! Não levante muros, não cave trincheiras, não eletrifique cercas, mas CONSTRUA PONTES!!! Afinal, como diz um preceito místico inca, mitakuye oassim, "somos todos irmãos", consciências encarnadas e desencarnadas, criações de um mesmo Princípio Inteligente ao qual podemos chamar de Deus, Allah, Yaweh, Brahma, Grande Arquiteto do Universo, A Força... Somos todos irmãos, uns mais adiantados na compreensão do mundo e das criaturas, outros menos, mas todos responsáveis por seus pensamentos e atos, cada um de acordo com seu nível de compreensão.

Fica a dica: respire antes de fazer ou dizer qualquer coisa, pois o curtíssimo espaço de tempo que compreende uma inspiração e uma expiração porde ser mais que suficiente para pensar nas consequencias de suas palavras, de seus atos.

Chegará o tempo em que a autoridade dará lugar à alteridade, mas não espere que façam alguma coisa para que isso aconteça: dê o primeiro passo, seja um construtor de pontes!

Em tempo: quando alguém fala, esse alguém é o primeiro a ouvir; o mesmo se dá com quem escreve, sendo o primeiro leitor, logo, quando escrevo algo no blog, escrevo também para mim.

PAZ!

3 comentários:

  1. "Cada pessoa ou coisa é diferente
    Já que assim, baseado em que
    Você pune quem não é você?
    Ao som da flauta
    Da mãe serpente" - Raul Seixas

    Ninguém sabe o que está passando na situação de alguém. Pode formular teorias, idéias, mas não sabe o que se passa ali. Por isso, é absurdo falar uma coisa assim para uma mãe com uma filha deficiente.
    Particularmente, eu gostaria de ter surrado o cara aí, mas creio que não tenho as condições físicas apropriadas pra bater em alguém. :P

    ResponderExcluir
  2. Mostremos a outra face! e oremos para o irmão menos esclarecido.Em fim muita dedicação nas construções de nossas PONTES =D

    ResponderExcluir
  3. Palavras inspiradoras.
    De parabens!

    Pax et Bonum!

    Marco Insano.

    ResponderExcluir